
DISTRESSED ASSETS
Também chamados de ativos "estressados" ou "podres", são uma classe de investimentos alternativos de alto risco, mas que podem trazer grande retorno, principalmente em épocas de crises financeiras e econômicas.
Esses créditos não performafos (NPL - non performing loans), são originados de obrigações contratuais com credores ou stakeholders diversos, os quais podem ocasionar uma situação de default.
Os distressed investing ocorrem adquirindo-se ativos com deságios médios entre 80% e 95% do seu valor para fins de investimento simples (negociação e cobrança de devedores) objetivando um success fee (taxa de sucesso) médio entre 20% e 30%, ou, em cenário diverso, esses investimentos podem ser utilizados para aquisição de participações societárias, principalmente, com poder de gerenciamento para recuperação da empresa com ou sem aporte de capital novo, possibilitando, inclusive, sua preparação para venda futura.
Esses ativos também podem ser adquiridos por investiment partners (parceiro de investimentos) do devedor principal, garantidor ou terceiro interessado, por meio de subrogação dos direitos para quitação ou realização de um prolongamento da dívida, mantendo-se as garantias existentes e/ou complementando com novas.
Nesse contexto, a Brotherhood possui expertise atuando na ánalise, aquisição e estruturação de oportunidades, avaliando seus risos, garantias e possibilidades de success fee, primordialmente em ativos judicializados Single Name (divida de uma única empresa/emissor), que estão em execução ou cobrança judicial ou extrajudicial, efetuando sua gestão e negociação.
Dentre os cases realizados, alguns deles estão nos ramos de curtumes, transportadoras de cargas, transportes de passageiros, indústria moveleira, entre outros.